VARIG VIROU CARNIÇA PARA URUBUS A PARTIR DE DECISÃO GOVERNAMENTAL
Como Lula e Dilma foram citados no imbróglio
Para o deputado Paulo Ramos que investigou e presidiu o chamado “Caso Varig” (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), o evento reuniu uma série de crimes praticados por todos os envolvidos no processo de compra e venda da Varig e da VarigLog. Para ele a Varig, na época, a partir de uma decisão governamental. se transformou numa grande carniça em torno da qual os urubus se organizaram com o objetivo de obter lucro fácil,
Em depoimento prestado no CI ( Comissão de Inquérito) Denise de Abreu, ex – diretora da Agência Nacional de Aviação Civil ( ANAC) órgão que regula a aviação comercia no pais, confirmou denúncias de que havia sido pressionada pela ministra Dilma Rousseff da Casa Civil da Presidência da República, para beneficiar o grupo Matlin Paterson na operação da compra da Varig. .Ela também acusou o compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o advogado Roberto Teixeira de ter praticado tráfego de influência ao usar o nome de Lula para “abrir portas” e assim beneficiar o grupo Norte -Americano
Denise também informou que Roberto Teixeira pressionou a ANAC para dispensar os três sócios brasileiros, Audi, Gallo e Haftel de apresentarem documentação comprovando a capacidade econômica financeira deles. Pela legislação brasileira 80% do capital aportado em negócio envolvendo companhia aérea brasileira, deve ser nacional. Os três chegaram a ser acusados de atuarem como ‘laranjas” sendo afastados da direção da VarigLog por acusação de gestão temerária,
Comandante diz que que a venda da Varig foi uma fraude. Ao depor na quarta-feira (09/07/2008) na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), o presidente da Associação dos Pilotos da Varig (APVAR) comandante Elnio Borges Malheiros, classificou de fraude a venda em 2006, da companhia aérea VARIG para a VARIG LOG (empresa logística e transporte de cargas ) controlada pelo fundo de investimentos norte – americano MATLIN PATTERSON, junto com três sócios brasileiros- Marco Antonio Audi, Luiz Gallo e Marcos Haftel. Segundo os três brasileiros eram apenas testas – de – ferro reunidos na VOLO DO BRASIL
Para o comandante Élnio a operação da venda foi apenas “‘entrega graciosa” de uma empresa brasileira a um grupo estrangeiro, o que é ilegal. Ele chegou a garantir aos senadores que, atualmente, “ninguém sabe quem são os verdadeiros donos da Varig e quem está atrás do fundo norte -americano Matlin Patterson” O comandante também estranhou não ter havido, por parte do governo brasileiro, – incluindo o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva – apoio para que os funcionários da Varig, em conjunto com a Lan Chile, pudessem adquirir a empresa, apesar das garantias do pagamento da dívidas trabalhistas e tributárias orçadas em R$ 7 bilhões A justiça, mesmo assim, observou ele ,deu preferência ao grupo Matlin Patterson que não honrou a divida.
Instado pelo líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), o comandante classificou de “infelizes” as intervenções do governo no processo de compra e venda da Varig e da VarigLog. Para ele o governo em nada ajudou a Varig a se recuperar, mas apenas abriu caminho para a realização de um bom negócio Segundo Agriipino, a Varig foi vendida para a VarigLog por U$$ 24 milhões. Oito meses depois, acrescentou, a empresa foi vendida a Gol por U$$ 320 milhões. Sem a presença na reunião do representante da base do governo, o comandante Élnio chamou de “farça” o plano de restauração da Varig. Como exemplo, afirmou que até agora nada foi pago aos ex-funcionários e que o Fundo de Pensão Aerus “está destruído” Durante o depoimento, o comandante denunciou o que chamou de processo de desestruturação das companhias aéreas brasileiras. Segundo ele, tanto a Gol como a TAM “vão muito mal das pernas” Élnio garantiu que as empresas nem sequer suportam uma inspeção séria.
* Matéria liberada pela Agência Senado (.09/07/2008)