BERTA CHEGA À IATA

BERTA CHEGA À IATA

Um homem do mundo

Em outubro de 1958, na véspera de ingressar na era do jato com o Caravelle, a Varig participou da Conferência Anual da IATA em Nova – Delhi, na Índia. Todas as companhias internacionais da aviação compareceram ao evento, sendo debatidos assuntos inerentes ao crescimento da era do jato que se avizinhava. O presidente da Varig ocupou  a mesa dos trabalhos no plenário fantástico, considerado um dos mais belos e funcionais do mundo. Na ocasião,  Berta foi recebido pelo primeiro – ministro Nehru; com quem teve longa conversa. Berta dava um passo decisivo para a sua afirmação como figura exponencial, qualificando o nome Varig. Foi ele também, membro da OACI , que congregava na época cerca de 123 países com passagem brilhante, que lhe valeu a distinção do Prêmio Edward Warner, concedido aos pioneiros da aviação.

O belo cenário da 14ª Assembleia da IATA, em Nova- Delhi, – relevância da Varig e consagração de Ruben Berta como grande líder da aviação no mundo.
Berta e Nehru ( Primeiro — Ministro da INDIA – aperto de mão selando admiração recíproca

Com a chegada do Constellation, em 55, a Varig passou a ser destaque no exterior, concorrendo e ganhando a disputa com a Panam na linha Rio -Nova York. Em 57 Berta foi escolhido como membro do Conselho Executivo da IATA ( International  Air Transport  Association) – distinção concedida para poucos  –  seleto cenário ligado as grandes decisões da aviação comercial. O carisma de Berta mais uma vez se fez presente.. A reunião que elegeu o presidente da Varig aconteceu por ocasião da Conferência Geral da Entidade realizada na cidade de Madrid. Junto com o dirigente brasileiro foram eleitos mais três membros representado as empresas  KLM> JAL E MIDLEI

A aproximação com lideres das maiores companhias aéreas – a figura de Berta rendeu dividendos para a Varig

Para pertencer à  IATA uma empresa de navegação aérea precisava apresentar certificado de serviço aéreo regular proveniente de governo elegível, como membro da OACI ((Organização da Aviação Civil Internacional). Existiam duas classes de associados  membros ativos e membros afiliados. Os primeiros abrangiam todas as empresas que operavam em voos internacionais – os outros se referiam as empresas domésticas regulares. A autoridade da IATA provinha da Assembleia Geral Anual  Cada membro ativo (caso da Varig) tem voto na Assembleia Geral, De acordo com a sua natureza específica os assuntos eram tratados por comitês. Na conferência de trafego as empresas estudavam e deliberavam sobre passagens internacionais, taxas e condições de transporte, sendo as soluções sujeitas. a aprovação do governo. AS conferências aconteciam em sessões em sessões onde cada companhia tinha os mesmos direitos e número de votos. Liderando a Varig, Berta participou de muitos eventos, ajudando a promover o transporte aéreo seguro, regular e econômico com vistas a beneficiar o público mundial, fomentar o comércio aéreo, e estudar os problemas dai originados tendo destacada atuação como membro ativo da IATA

Berta e dona Wilma – momento de descontração na Índia – Um passeio de elefante, porque ninguém é de ferro
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