A MAIORIDADE DA VARIG
BERTA APROVEITOU A DATA PARA LANÇAR UMA REVOLUÇÃO NO ATENDIMENTO
Surgiram então ideias espetaculares e inovadoras, copiadas até hoje no mundo da aviação
Aos 21 anos, completando a sua maioridade, a Varig reforçou o desejo de ser parceira na expansão comercial do sul do Brasil. E festejou com a seriedade que o fato requeria. Buscou, explicitamente, um acordo com o empresariado gaúcho. Com uma avançada proposta no transporte de carga, em quantidade industrial, oferecendo ao mercado diversas modalidades de embarque – inovação, com preços convidativos, em voos exclusivos.
.Lançou, também, uma série de promoções na área comercial. Uma delas, que alcançou repercussão, foi a criação do Cartão de Crédito, utilizado por funcionários das empresas que usavam os aviões a serviço, evitando o desembolso imediato dos valores. As passagens poderiam ser requisitadas por telefone, uma novidade na época, sendo entregues nas empresas ou á domicílio, facilitando a compra. Normalmente, uma condução da Varig buscava o passageiro em casa. Além do aspecto de comodidade e RP, garantia a saída regular de cada voo, evitando o desagradável atraso..
Berta lançou também. Num gesto inovador a Caderneta Quilométrica, que oferecia descontos significativos aos usuários (clientes fiéis) – antecedendo em décadas ao uso do Smille, hoje instituído pelas grandes companhias no mundo.. Em folheto criado na época, todas estas vantagens eram oferecidas, aproveitando a frota dos DC-3 com 21 passageiros, ou 28, em Serviço Popular (outra inovação) e o Curtiis Comando de Luxo para 37 passageiros, ou 46, em Versão Popular.. Em 1948, Berta inovou fazendo uma revolução no uso dos aviões, reduzindo o valor da passagem, aumentando o índice de aproveitamento. Tinha, ainda, os Lockheed Electra para 10 passageiros, além de uma frota de cargueiros, para 3 e 5 toneladas. Na propaganda, o texto dava ênfase à alimentação servida a bordo, sempre farta e saborosa, preparada em cozinha mantida pela Varig.
Com o crescimento, muitas vezes, os voos relativamente rápidos enfrentavam dificuldades de deslocamento em terra, até o destino final. Em busca de uma solução imediata para o problema, Berta idealizou o “Serviço de Limusine” a preços coletivos, que passaram a atender todos os aeroportos servidos pela companhia. No folheto, Berta não perdeu a oportunidade para reverenciar seus funcionários, lembrando que a empresa mantinha um padrão de organização sadio, fator decisivo para o seu engrandecimento. Mostrava, ainda, a qualidade do atendimento a bordo e em terra. Valorizava o elevado padrão das oficinas técnicas, com uma manutenção perfeita, reverenciando o qualificado preparo dos tripulantes, e o alto índice de pontualidade dos voos.