OS PIONEIROS
Naquela manhã quente de fevereiro de 1927, Otto Meyer e seu funcionário Ruben Berta, não poderiam imaginar os destinos da empresa que acabavam de fundar O pachorrento hidroavião Dornier Wall “Atlântico” que relutava em se livrar das águas do Guaíba não estava certamente qualificado para anunciar uma frota de 36 aviões, entre eles dezoito jatos. Agora, ainda traumatizada pelo mais grave acidente da sua história -,em que perderam a vida , em Paris, 121 pessoas – a Varig não desanima e se prepara para receber, no ano que vem, os superjatos DC-10, para 247 passageiros, concorrentes dos Jumbo.
Em 1973, como parte de um grande evento a conceituada revista EXAME, com circulação nacional editada no Rio de Janeiro, elegeu Otto Ernest Meyer como um dos grandes pioneiros, que com talento e abnegação foi responsável pela introdução da aviação comercial no Brasil com a criação da Varig, em 1927.
Este episódio marcante serviu para resgatar a memória de um homem determinado na busca dos seus objetivos, trazendo para o Rio Grande do Sul e para todos os brasileiros um novo tempo de progresso.
Meyer é considerado herói nacional pelos relevantes serviços prestados no âmbito da aviação , enfrentando desafios e a descrença de muitos, num negócio que ficava entre a realidade e um tenue fio de esperança. Em Porto Alegre encontrou o ambiente que precisava, Conquistando o apoio de figuras da sociedade e do governo gaúcho, tendo participação decisiva da Luft Hansa . através do Syndikat Condor, organizou a estrutura do que seria, anos depois , uma das mais importantes empresas aéreas do mundo.
” No leme do Atlântico Clausbruch e Nuelle fizeram o grande bote
elevar-se das águas do Guaíba> No cais ficou Meyer, um alemão
de estatura média, rosto magro, e olhar frio, ex- observadpr da
Luftwaffe, assistindo o primeiro passo de uma história fantástica
que sua tenacidade estava construindo.”