A ESCALA DA FAMÍLIA
Entre o Icaro e o Saci – Pererê
Fazendo parte de um grande contingente de aeronautas e aeroviários que estavam deixando a aviação comercial em 1986, beneficiados pela implantação do AERUS, o comandante Hamilton Mancuso recebeu uma emocionante homenagem dos seus colegas no Sul . Ao desembarcar no aeroporto Salgado Filho, dia 31 de março , foi cercado por uma multidão de amigos e colegas, estes fardados, formando alas para aplaudi-lo e homenageá-lo
Era a despedida de um dos profissionais mais brilhantes da nossa aviação comercial. com uma carreira de 38 anos de bons serviços. Em sua trajetória na Varig, Mancuso pilotou os mais diversos tipos de aviões, desde o pequeno Electra, um bimotor que cobria o interior do Rio Grande do Sul, até os sofisticados DC-10 e Boeing 747.
Mancuso, gaúcho de Pelotas, lembrava que teve oportunidade de transportar personalidades famosas como o Papa João XXIII e os ex-presidentes Juscelino Kubitscheck e João Goulart. em momentos históricos para o pais. No final de sua carreira foram 34 mil horas voadas, tudo feito com muita dedicação e consciência profissional.
Era o momento de curtir a “Escala da Família”, como dizia na faixa que os colegas e amigos dedicaram ao veterano comandante.
Entre o Icaro e o Saci – Pererê – Enquanto um pedia agua outro imprimia ritmo alucinante – Aqui no sul, milagres acontecem – como amar o azul sendo apaixonado pelo vermelho ? Somente vivendo aqui para entender. Além do Icaro alado, figura mitológica da Varig, outra personagem, o Saci – Pererê símbolo do Sport Club Internacional, coloria o tempo livre de Hamilton e Jessi. Liderada por Dona Wilma Berta, o Serviço Social da Fundação realizava um trabalho voluntário, dignificante, fazendo visitações periódicas aos lares dos funcionários menos favorecidos na empresa, dando ajuda, e atuando na capacitação pessoal, um trabalho que Jessi (com J mesmo) se destacava pelo denodo e eficiência, muitas vezes com a presença de Hamilton, na ideia do fortalecimento da Grande Família Varig. Mas o momento sublime estava reservado para a reunião anual do Colégio Deliberante, quando Berta liberava um espaço especial para destacar a atuação do grupo feminino, fazendo um balancete das batalhas e vitórias, num reconhecimento do alcance das metas atingidas, ação que se perpetuou na história da Fundação e da Varig.
Na verdade, a “Escala da Família” veio referendar um amor antigo,. abrindo as porta para Hamilton e Jessi viverem intensamente momentos gloriosos participando ativamente da história do clube do coração, o Sport Club Internacional cada passo entre o antigo Estádio dos Eucaliptos e o Gigante do Beira Rio, participando como membros do Conselho do clube (ela, talvez, a primeira mulher a receber esse sufrágio) O casal teve presença destacada atuando na criação da Fundação ( mais uma vez) de Educação e Cultura do Internacional (FECI) com ênfase na reconstrução da Capela de Nossa Senhora das Vitórias, obra de contornos belíssimos, em seguimento ao projeto arquitetônico construído tijolo por tijolo, com a participação de todos que podiam dar seu óbolo. O local é usado com frequência pelo povo colorado com a realização de casamentos, missas, batizados e encontros ecumênicos, todos orgulhosos pelo espaço acolhedor que lhe é entregue. .Certamente,. ao lado de um grande homem sempre tem uma grande mulher.