DOIS DESASTRES, DUAS POLÊMICAS, UM SEGREDO
Piloto da Varig, herói de Orly, desaparece no Pacífico (JC/30/09/2017)
Em ambos os casos tanto na França como no Japão, o motivo oculto estaria no porão dos aviões sendo a grande verdade nunca revelada?
Uma das novidades da 2ª edição do livro ‘Berta – Os anos dourados a Varig”, de Mario de Albuquerque, diz respeito aos acidentes sofridos pelo Boeing – 707 (PP – VJZ) em Orly , na França, (11/10/ 73), com 123 mortos, e outro, também um Boeing -707 ( PP – VJU) cargueiro, da mesma empresa, após decolar de Narita, no Japão, desaparecendo – nas águas do Pacífico sem jamais ser localizado.
O livro narra de como o comandante Gilberto Araujo participou dos dois eventos Considerado herói em Orly, por um pouso de emergência que planejou, mas nunca fez, (cego pela fumaça da cabine) sendo realizado pelo 1º oficial, Antonio Fujimoto com enorme perícia
1 ) A obra acrescenta detalhes relevantes, dúvidas e certezas, sobre dois dos mais intrincados mistérios que envolvem (até nossos dias,) a aviação comercial brasileira. Tanto na França, como no Japão, informações consideradas segredo militar, dão indícios de que o motivo oculto das tragédias estaria escondido no porão das aeronaves. Um fato jamais tornado público e mesmo desconhecido pelos diretores da Varig, que o livro agora revela, diz respeito à presença de Erik de Carvalho em Washington.
2 ) Segundo, Mario de Albuquerque, o presidente da Varig após o ultimo acidente foi convocado para uma reunião no Pentágono e teria saído do encontro totalmente desfigurado. Em 02 de fevereiro de1980, Carvalho foi informado de que tinham cessadas as buscas do Boeing desaparecido no Oceano. Três dias depois, Erik de Carvalho teve um AVC, ficando os membros paralisados com dificuldades de comunicação.. Faleceu levando consigo um segredo só seu.