TENS MEDO DE VOAR?

TENS MEDO DE VOAR?

Outros meios de transporte espalhavam boatos denegrindo a concorrência do  avião

Com o advento do avião terrestre e a expansão dos voos para o interior do Estado, Meyer e Berta tinham a difícil  missão de mostrar ao público a importância deste novo meio de transporte na economia regional. Havia quase que um desconhecimento  sobre a eficiência do avião. A segurança do voo era contestada, com a participação sorrateira da concorrência de outros meios de transportes, que viam nas vantagens do avião um forte adversário a ser batido. Assim, era voz corrente que uma pessoa idosa não podia voar pois teria problemas com o coração. .Falavam da existência de um grande buraco  no ar e do perigo das tempestades. Tudo teve que ser contestado, numa campanha promocional de folego, que durou cerca de dez anos, até a chegada dos modernos DC – 3 , robusto e aprovado como transporte de guerra.

Demonstrando um conhecimento fantástico sobre o mais pesado do que o ar, em um dos anúncios divulgados, Berta respondia, item por item, a todas as dúvidas existentes, na maioria descabidas. A manchete era significativa – Tens medo de voar? Logo após seguia o texto – ” Afasta -os da tua mente, porque não são justificados. Lê com atenção o que segue, raciocina e faz uma experiência. Serás, como muitos outros, um amigo inseparável da aviação.

A atmosfera  é como um oceano -Sustenta o avião como o mar sustenta o navio. A velocidade faz alcançar uma densidade igual a da água.. Para te convenceres deste fato  coloca a mão fora da janela e sentiras a enorme resistência que existi. Esta resistência, que sempre está presente, é uma garantia de segurança absoluta.

O buraco é uma lenda – Como não existe na água, não existe na atmosfera. Esta, na proximidade do solo, fica agitada em consequência de correntes aéreas verticais, ascendentes ou descendentes, segundo o poder reflexivo da superfície terrestre em relação ao calor solar.

A velhice não impede a viagem aérea – Altura não prejudica o coração .Ninguém se priva de ir a Serra, cujos lugares de veraneio estão localizados  a maior altura do que a do voo do avião

Não existe vertigem de altura – A terra, quanto mais alto se voa mais se assemelha a um mapa geográfico, numa beleza incomparável. Ninguém sente sensação de altura.

Não é o motor propriamente que sustenta o avião no espaço. –  Sua função consiste em dar velocidade ao corpo e às asas promovendo a formação de um vácuo na parte superior destas, que mantém sugado o avião.

Fala sobre as tempestades e termina afirmando: “Os comandantes são profissionais experientes, exercendo a aviação diariamente em qualquer circunstâncias e tempo, percorrendo centenas de milhares de quilômetros sem nenhum acidente. Que garantias maiores  podes exigir? – VARIG:  A  primeira fundada no Brasil e que mantém desde a sua constituição, tráfego aéreo com 100% de segurança..

Na busca da concretização da imagem, quando completava 18 aos de existência, a Varig publicou um folheto super criativo, impresso a cores, usando formato de bolso, em  , duas dobras, valendo-se de sugestiva chamada –  SUA VIAGEM  AÉREA  NÃO É UMA AVENTURA. Nele, Berta mostrava todo o complexo que envolve uma companhia de aviação. “É uma organização de pilotos super preparados, de mecânicos de manutenção completos em sua qualificada profissão, de meteorologistas, conhecedores do tempo, atento as suas mudanças, despachantes, de auxiliares de tráfego, de contabilistas e dirigentes progressistas e muitas outras pessoas, num trabalho de equipe com lealdade profunda com sua companhia. Reforça, ainda, o anúncio anteriormente publicado, usando agora a chamada “Desfazendo Impressões”, voltando a abordar novos itens, como – “Todos os aviões modernos dispõem de rádio – goniômetro, aparelho que indica o destino ao piloto,  independente de visibilidade exterior. Nos aeroportos há radiofarol. Informava, ainda – que o  trafego nas linhas  é organizado mediante altura diferente de voo para cada avião. As descidas nos aeroportos são dirigidas pelas Torres de Controle, de modo a evitar choques de aparelhos em pleno ar.

O enfrentamento contra a concorrência desleal, ficou claro quando a Varig exibiu um novo  folheto, nos mesmo moldes do anterior, que abordava o tempo de viagem de avião comparado aos demais meios de transportes, com  a  sugestiva chamada – VALORIZE SEU TEMPO – Serviço Aéreo – Aí, entra de sola e faz um comparativo  entre o avião e os demais meios de transporte e dá de goleada – Modernos bimotores com velocidade de 300 km por hora e um corpo seleto de funcionários, garante-lhe um serviço insuperável em conforto, rapidez segurança e atenção individual, afirmava Berta. O grande diferencial garantia expressivo ganho de velocidade,  capaz de reduzir, significativamente, o tempo gasto em cada viagem. Enquanto o avião saindo de Porto Alegre, levava apenas três horas para alcançar Montevidéu, outros transportes precisavam de 56 a 72 horas para cumprir o trajeto. Uma viagem para Pelotas demorava de 12 a 14 horas pelos meios e transporte convencionais, enquanto o avião ocupava apenas 45 minutos. Santa Vitória, por exemplo, o avião gastava apenas pouco mais de duas horas, enquanto outros meios precisavam de 45 a 96 horas.  Significava uma diferença incrível.

Os folhetos da campanha tinham os textos escritos por Berta, sendo diagramados e impressos na Livraria do Globo, em Porto Alegre. Neste, ele argumentava ser o avião fator de sucesso, com ganho impossível de ser recuperado na vida e nos negócios, tornando-se precioso auxiliar para transportes de pessoas, bem como para o despacho de encomendas, correio e valores. No texto Berta garantia: “Não creio que seja mais caro do que outros meios de transporte,. o é apenas na aparência. Aos valores da passagem de trem, ônibus ou vapor, devem ser incluídas as despesas de condução, alimentação, gorjetas, roupa estragada e a absoluta diferença de tempo gasto, coisa que somada dá incrível  vantagem para os bilhetes aéreos.

No pós guerra, em 1946, a Varig se debruçou na grande oportunidade oferecida pelos aviões norte-americanos, que inundaram o mercado como os Douglas DC-3 e os robustos Convair C-46, provados em guerra. A  aviação ganhou definitivamente status de segurança e credibilidade e a Varig estava pronta para viver um novo mundo.

DC – 3 logo recebeu a adesão dos passageiros, tornando-se o embrião das grandes conquistas da Varig
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