KALINA COX – A DAMA DOS CÉUS DO BRASIL
História da primeira mulher a comandar os jatos da Varig e da Emirates
Pela primeira vez, nos 65 anos de existência da Varig, uma mulher se formava na disputada e rigorosa Escola de Aeronáutica da empresa Tempos atrás imaginar uma mulher pilotando um avião comercial deixava muitos homens machistas, de cabelo em pé.
Rompendo barreiras de décadas passadas, a Varig permitiu que mulheres realizassem exame de seleção para ingresso na EVAER (Escola Varig de Aeronáutica) o que anteriormente era privilégio masculino. A solenidade de formatura da 25ª turma da EVAER aconteceu em 22 de maio de 1992, tendo como Patrono da turma Anésia Pinheiro Machado, primeira aviadora voar solo no Brasil. Com um nome do tamanho da sua grandeza, Kalina Yeda Cox de Barros Dias, tornou-se a primeira mulher piloto da linha aérea da empresa.
Ela havia ingressado na Varig em 1986, como comissária de bordo, mas seu coração pulsava para voos mais ambiciosos. Já na infância, em Recife, trocava bonecas por aviõezinhos. Voar era uma paixão antiga, que vinha de uma família muito brevetada – o pai e o irmão já eram pilotos, assim como o esposo, comandante Silvio Teani Comenho, também da Varig. Kalina Cox, como gosta de ser chamada, teve uma carreira brilhante na Varig. De primeiro Oficial, nos 15 anos que permaneceu na empresa, atingiu todos os degraus da profissão no comando dos modernos jatos da companhia gaúcha.
Com as dificuldades que atingiram a Varig em 2006, Kalina alçou voou para os Emirados Árabes, sendo contratada pela Emirates. onde foi, também, a primeira mulher piloto da linha aérea da empresa, sendo a primeira mulher em comandar o Boeing- 777.da companhia; um gigante para 400 passageiros pesando 300 toneladas. Depois de 10 anos na Emirates, Kalina mudou-se para a América do Norte, com marido e filha, onde montou uma empresa de recrutamento de pilotos. Junto com aviadoras brasileiras fundou a Associação das Mulheres Aviadoras do Brasil ( AMAB) reunindo as pioneiras do grupo Varig em 1998, sendo presidente de honra..