Meyer, Osvaldo Aranha e a fusão abortada (2/2)

Meyer, Osvaldo Aranha e a fusão abortada (2/2)

REVOLUÇÃO LIBERAL SALVOU A VARIG DO EXTERMÍNIO

 Dentro de um novo quadro histórico, em 7 de maio de 1930. o major Alberto Bins, presidente do Conselho Fiscal da Varig, declarou, oficialmente, o desinteresse da empresa em prosseguir nas negociações da fusão com a Condor.- por falta de prazo conveniente. A diretoria e o Conselho Fiscal da Varig. haviam procurado  novos meios para defender os valores da companhia. Ele garantia, ainda, ter recebido valiosa proposta do governo, que visava apoiar moral e materialmente a companhia  para manter-lhe a independência buscando o bem dos interesses da população do Rio Grande. Assembleia resolveu, por unanimidade, não mais tomar em consideração a fusão com a Condor. A dissolução do negócio estava na devolução dos hidroaviões, venda do imóvel do aeroporto na ilha Grande dos Marinheiros e compra de 41% das ações pertencentes a Condor, além  do encontro de contas até a data da Assembleia. O movimento revolucionário foi, certamente, a razão da intervenção do governo impedindo o desaparecimento da Varig.

Alberto Bins – Presidente do Conselho Fiscal da Varig, anunciou o desinteresse da empresa em manter a fusão com a Condor

Por trás dessa decisão, existia uma boa história para contar. A fusão proposta pela Condor acabaria com a Varig, já no seu primeiro ano de vida. Só, que um insólito acontecimento viria  colocar agua fria na fervura. Enquanto as  tratativas avançavam dentro da proposta de operação conjunta, Meyer envolvia-se,  secretamente, em uma grande conspiração política visando a derrubada do Governo da União, presidido por Washington Luis, considerado fraudulento. Nas eleições, a contagem dos votos deu a Vargas uma vitória esmagadora aqui no sul. No entanto, no cômputo geral, o grande vencedor foi o candidato Júlio Prestes, coisa nunca aceita pelas lideranças gaúcha e mineira. Havia sérias suspeitas de que o governo central teria condições de manipular ao seu bel prazer o resultado das urnas, considerando a extensão do pais e inexistência de um controle absoluto na contagem dos votos. Faltava  uma formula  perfeita para garantir a integridade do pleito.

Da inteligência de Oswaldo Aranha nasceram as mais importantes estratégias da Revolução

General Flores da Cunha, um dos grandes líderes das tropas do movimento revolucionário

Em outubro  de 1929 sugiram no Rio Grande do Sul tentativas visando o levante político liderado pela Aliança Liberal tendo no topo as figuras de Getúlio Vargas, Oswaldo Aranha e Flores da Cunha, nomes tradicionais da política local, a quem a Varig devia tudo, pela  apoio e esforço na sua criação. Envolvido com a conspiração pelo chamamento de Oswaldo Aranha, a fusão projetada pelas duas empresas  começou a vazar. O governo do estado tinha sido, até então, um mero espectador no processo da fusão .Mudou radicalmente a sua postura ao assumir o perfil revolucionário. Muitas vezes, Meyer passou a manter encontros secretos com Osvaldo Aranha na residência deste, no bairro Tristeza, em Porto Alegre, onde a conspiração continuava a ser tramada. Instruções eram repassadas para Meyer e Berta, que assumiam posição relevante na estratégia do uso da aviação como arma bélica, coisa que o governo revolucionário não podia dispensar.

Na chácara de Oswaldo Aranha, no bairro Tristeza , os encontros com Meyer e a incorporação da Varig

Atendendo determinação de Oswaldo Aranha, Meyer apresentou um parecer sobre a orientação a ser dada  ao serviço de aeronáutica nos âmbitos civil e militar, ficando afeto àquele a preparação  e cuidado do material e a última ação puramente militar.. No setor civil Carlos Sylla foi escolhido como diretor geral e Walter Peschei como diretor técnico. Ruben Berta assumiria a seção de tráfego e Otto Meyer pela Intendência.. A Varig participou ativamente incluindo contrato feito em 1930, cedendo o piloto  Nuelle e avião. Quando se aproximavam as eleições de 1º de março de 1930, Oswaldo Aranha procurou conseguir por intermédio da Varig dois aparelhos que servissem para transporte de pessoas e permuta de informações no dia do pleito. Em meados de fevereiro foram tomadas as providencias para a aquisição de dois aviões Klimam, que serviriam para o fim almejado. Meyer assim o fez colocando-os montados no  campo de Gravataí, prontos para qualquer eventualidade.

Meyer teve a função de organizar a arma da aviação, estratégica nos planos da revolução

Todos que trabalharam pela revolução foram heroicamente dedicados, afirmava o documento. Entregaram-se com ardor a tarefa de organizar a arma da aviação, buscando a maior eficiência possível. Graças a Revolução Liberal a Varig continuou viva.

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