O RASANTE QUE TENTOU DERRUBAR O PESCADOR CHAMADO BERTA

O RASANTE QUE TENTOU DERRUBAR O PESCADOR CHAMADO BERTA

A verdadeira história agora revelada

Quem conta um conto aumenta um ponto .Esse detalhe a mais é que Luiz Fenando vem resgatar em nome da verdade dos fatos, como testemunha ocular dos acontecimentos
Eu era ainda guri,  veraneava com meus pais na casa do Seu Berta, em Imbé. Ele trazia nas mãos àquelas botas de corpo inteiro para pescaria, parecia um  zorrilho enfurecido e me disse.- “Entra no carro guri (eu devia ter uns 8 anos na ocasião) E lá fomos no Mercedes preto dele para a praia de Tramandaí , onde tinha uma Estação de Rádio . (Se não me engano tinha já na época um Radio Farol). Ele parou o carro, pulou para fora e quase engolindo o microfone, esbravejava com alguém. Só entendi o fim da conversa, quando ele afirmava colérico – “Então manda demitir o Binz”  Depois voltamos para casa no Imbé, tudo calmo  e tranquilo.
Na continuação da história, anos depois, lendo o livro  -“”Assim se Voava Antigamente” escrito por  Lili Lucas de Souza Pinto, comandante histórico da Varig, tomei conhecimento de que o interlocutor  com quem Berta espumava de raiva, era o próprio autor do livro – que naquele dia estava de plantão no Centro de Controle de Voo. No texto ele dá sua  versão de como ocorreu o episódio – “Num domingo o telefone tocou no CCV,. Do outro lado da linha a voz disse: Aqui é o Berta, quem. está  no comando do PP-VBF? Pinto respondeu  que o Douglas  C-47, cargueiro, estava vindo de São Paulo sob o comando do Binz e perguntou qual o motivo da indagação. Não interessa! Pôe o Binz na rua, esbravejou, e desligou batendo com o telefone.. Quando o avião pousou, Pinto foi ao encontro do piloto para saber o que havia ocorrido. A única coisa diferente durante o divertido voo  foi uma brincadeira patrocinada pelo comandante que confessou estar voando  junto ao litoral quando resolveu dar um susto num homem solitário que sobre uma pedra pescava. Com o cargueiro vazio Binz  deu um rasante sobre o cara. obrigando o pescador a se jogar no mar, Não foi difícil para  Binz concluir que o pescador , desgraçadamente, era o seu Berta.
Na segunda feira,. já se considerando demitido, Binz foi chamado na sala da presidência. Começou a dar sua versão quando foi interrompido pelo Berta, que abreviou o assunto –  Já tomei conhecimento de tudo  Essa bobagem vai ficar registrada no seu currículo. Meio bronqueando, meio sorrindo, Berta sentenciou o comandante a nunca mais repetir a proeza (ele baixou a guarda atendendo súplica do Souza Pinto garantindo que tratava-se de um excelente piloto com grande futuro na empresa.)
Cmdt. Binz
No entanto, como  testemunha dos fatos, posso contrariar a versão corrente de que tenha se atirado na agua, apavorado com o rasante. Ao contrário, permaneceu imóvel,. vislumbrou o avião como sendo Varig, fazendo um gesto de defesa baixando a cabeça e permanecendo incrédulo, por algum tempo, arrasado com o procedimento absurdo do seu piloto, contrariando todas as regras e procedimentos para o qual fora exaustivamente treinado.
O comandante Binz, faleceu aos 90 anos, em 1917. Fez grande carreira na Varig, Ganhou breve em 1948, tendo  ao longo de 40 anos completado 33 mil horas voadas Pilotou desde o DC-3 até os grandes jatos da companhia, como  o Caravelle , Boeing -707, DC-10 e o  Boeing – 747 (Jumbo).Foi piloto do voo pioneiro sem escalas entre o Rio de Janeiro e Paris, realizado num Boeing -707, em 1967, portanto meio século atrás.
.
.
* Luiz Fernando Smidt
  Engenheiro e professor universitário, com formação acadêmica  na Cornell University. Foi Superintendente e diretor de obras  do grupo Varig –  Companhia Tropical  de Hotéis, por 13 anos ( 1980/1993) atuando na construção, ampliação e reformas no hotéis da Rede,  sendo um estudioso da história da Varig.
Comments are closed.