O RASANTE QUE TENTOU DERRUBAR O PESCADOR CHAMADO BERTA
A verdadeira história agora revelada
Eu era ainda guri, veraneava com meus pais na casa do Seu Berta, em Imbé. Ele trazia nas mãos àquelas botas de corpo inteiro para pescaria, parecia um zorrilho enfurecido e me disse.- “Entra no carro guri (eu devia ter uns 8 anos na ocasião) E lá fomos no Mercedes preto dele para a praia de Tramandaí , onde tinha uma Estação de Rádio . (Se não me engano tinha já na época um Radio Farol). Ele parou o carro, pulou para fora e quase engolindo o microfone, esbravejava com alguém. Só entendi o fim da conversa, quando ele afirmava colérico – “Então manda demitir o Binz” Depois voltamos para casa no Imbé, tudo calmo e tranquilo.
Na continuação da história, anos depois, lendo o livro -“”Assim se Voava Antigamente” escrito por Lili Lucas de Souza Pinto, comandante histórico da Varig, tomei conhecimento de que o interlocutor com quem Berta espumava de raiva, era o próprio autor do livro – que naquele dia estava de plantão no Centro de Controle de Voo. No texto ele dá sua versão de como ocorreu o episódio – “Num domingo o telefone tocou no CCV,. Do outro lado da linha a voz disse: Aqui é o Berta, quem. está no comando do PP-VBF? Pinto respondeu que o Douglas C-47, cargueiro, estava vindo de São Paulo sob o comando do Binz e perguntou qual o motivo da indagação. Não interessa! Pôe o Binz na rua, esbravejou, e desligou batendo com o telefone.. Quando o avião pousou, Pinto foi ao encontro do piloto para saber o que havia ocorrido. A única coisa diferente durante o divertido voo foi uma brincadeira patrocinada pelo comandante que confessou estar voando junto ao litoral quando resolveu dar um susto num homem solitário que sobre uma pedra pescava. Com o cargueiro vazio Binz deu um rasante sobre o cara. obrigando o pescador a se jogar no mar, Não foi difícil para Binz concluir que o pescador , desgraçadamente, era o seu Berta.
Na segunda feira,. já se considerando demitido, Binz foi chamado na sala da presidência. Começou a dar sua versão quando foi interrompido pelo Berta, que abreviou o assunto – Já tomei conhecimento de tudo Essa bobagem vai ficar registrada no seu currículo. Meio bronqueando, meio sorrindo, Berta sentenciou o comandante a nunca mais repetir a proeza (ele baixou a guarda atendendo súplica do Souza Pinto garantindo que tratava-se de um excelente piloto com grande futuro na empresa.)
No entanto, como testemunha dos fatos, posso contrariar a versão corrente de que tenha se atirado na agua, apavorado com o rasante. Ao contrário, permaneceu imóvel,. vislumbrou o avião como sendo Varig, fazendo um gesto de defesa baixando a cabeça e permanecendo incrédulo, por algum tempo, arrasado com o procedimento absurdo do seu piloto, contrariando todas as regras e procedimentos para o qual fora exaustivamente treinado.
O comandante Binz, faleceu aos 90 anos, em 1917. Fez grande carreira na Varig, Ganhou breve em 1948, tendo ao longo de 40 anos completado 33 mil horas voadas Pilotou desde o DC-3 até os grandes jatos da companhia, como o Caravelle , Boeing -707, DC-10 e o Boeing – 747 (Jumbo).Foi piloto do voo pioneiro sem escalas entre o Rio de Janeiro e Paris, realizado num Boeing -707, em 1967, portanto meio século atrás.
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* Luiz Fernando Smidt
Engenheiro e professor universitário, com formação acadêmica na Cornell University. Foi Superintendente e diretor de obras do grupo Varig – Companhia Tropical de Hotéis, por 13 anos ( 1980/1993) atuando na construção, ampliação e reformas no hotéis da Rede, sendo um estudioso da história da Varig.