BERTA, GETÚLIO E CHATEAUBRIAND (Parte 3)

BERTA, GETÚLIO E CHATEAUBRIAND (Parte 3)

BERTA, CHATÔ E A NACIONALIDADE DA VARIG

Os alemães da Condor já estavam presos. Agora, o que seria da Varig ?

Com a sua nacionalidade contestada a Varig passou por momentos dramáticos no início dos anos 40, em plena guerra mundial. Usando o prestígio de Chateaubriand e as poderosas armas dos veículos de comunicação dos Associados, Berta conseguiu reverter a situação graças ao testemunho do jornalista, cuja opinião era acatada como verdade absoluta. Dono de um império de quase cem jornais, revistas, estações de rádio e televisão – os Diários Associados sob o comando de Chatô teve grande destaque na criação dos aeroclubes nos anos 30, formando uma nova geração de pilotos civis brasileiros. Foi a Campanha Nacional de Aviação, deflagrada por Chatô que contaria com o apoio do governo, mas também de empresas e pessoas físicas, através de doações de dinheiro, terrenos, hangares e aeronaves. Assis Chateaubriand foi aclamado como Patrono da Aviação Aero Desportiva Nacional, por haver intensificado. Em 1941, durante a 2ª Guerra Mundial e no ano da criação do Ministério da Aeronáutica, um pleito seu capaz de transformar cada município num centro de treinamento civil de pilotos.

 

Impressionado com a atuação dos alunos da VAE (Varig Aéreo Esporte) em um evento no Uruguai, reunindo cerca de 60 pilotos brasileiros e dezenas de aeroclubes, Chatô veio conhecer de perto o que acontecia na Varig. Ficou encantado com o que encontrou. Berta sempre atento as oportunidades viu no deslumbramento do visitante uma ocasião rara para reverter o clima desfavorável à empresa. Atendendo a um pedido de Berta, Chatô retornou no mesmo ano para conhecer, agora, o Parque de Manutenção e as oficinas, em Porto Alegre. De próprio punho assinou um artigo publicado nos jornais do grupo intitulado “Justiça para o Rio Grande”, comentado em todo o país. Foi, na verdade, uma matéria encomendada que tinha por objetivo maior valorizar o Rio Grande, enaltecer a política de Vargas e mostrar ao Brasil a identidade nacionalista da Varig, que era tudo o que Berta desejava. O líder maior dos Associados tinha pouca inclinação para distribuir elogios. E quando o fazia, certamente, garantia alguma vantagem. Nada era de graça para ele.

Na matéria que ocupava quase uma página do jornal ele falava da obsessão da Varig em formar pilotos brasileiros através da VAE e garantia: “Serão aviadores de primeira classe em qualquer país.  É uma das mais notáveis escolas de voo a motor e à vela que existem em nossa terra. Tudo o que se lhe der será ainda pouco”. O artigo contava a história da Varig, desde 1927. O texto mostrava as oficinas e falava da competência dos seus técnicos. “Eles são capazes de fabricar no país o que não é mais obtido dos fornecedores estrangeiros de material aeronáutico”. A Varig, contando consigo mesma timbrou em conservar inteira independência como empreendimento nacional sob o ponto de vista técnico e financeiro enfatizando o aspecto do nacionalismo da empresa, apesar das suas origens germânicas. Para o jornalista a ajuda recebida do estrangeiro revelou-se mínima. Quando se tratou da nacionalização dos transportes aéreos a Varig não sofreu alteração substancial em sua estrutura e pessoal, sendo uma das mais nacionais empresas de aviação e arrematava – “Nunca vi trabalhar-se tanto e com mais vigor do que aqui sob a causa da aviação O Ministério da Aeronáutica está no dever de olhar para o Rio Grande com interesse mais vivo e militante. Até porque a próxima revolução que os gaúchos farão há de ser no céu e as armas para isso estão sendo lindamente forjadas”.

Os objetivos de Berta estavam sendo alcançados. A nacionalização da Varig deixava de ser contestada. O testemunho de Chatô feito de uma maneira honesta, conclusiva e sem contestação, marcava como uma sentença. Nunca aconteceu um atrito entre Berta e Chateaubriand. A Varig sempre colocou seu nome na mídia dos Diários Associados recebendo em troca generosos espaços editoriais. Logo em seguida a Varig retribuiu no transporte gratuito para o MASP de centenas de quadros famosos que enriqueceram o acervo do Museu mais importante da América Latina – Vale aqui o dito popular, bem como é conhecido: “Uma mão lava a outra e as duas o rosto da cara”…

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Mande e-mail para: agrandefamiliavarig@gmail.com

 

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