GUERRA “DAVID X GOLIAS” NA CONQUISTA DE NOVA YORK
FINAL INCRÍVEL SURPREENDEU O MUNDO DA AVIAÇÃO
Meu primeiro dia no emprego (40 anos de fidelidade) jamais esquecerei. Aconteceu numa manhã fria e chuvosa em pleno inverno ide 1954. Apesar do mau tempo, foi paixão a primeira vista. A VARIG (Viação Aérea Rio Grandense) tivera um inicio conturbado. Em 53 recebera do presidente Getúlio Vargas, concessão para explorar linha internacional de longo porte para Nova York. Era uma oportunidade incrível que não podia ser desperdiçada. Para tanto a Varig preparava-se com afinco. Criara uma Diretoria de Ensino prevendo o crescimento da aviação comercial no pós-guerra. Junto organizou a EVAER (Escola Varig de Aeronáutica) para formar pilotos brasileiros e a ESVAR (Escola Senai Varig) para credenciar supervisores como engenheiros de bordo.
Conquistar Nova York seria uma façanha, considerando a inexperiência da pequena companhia aérea gaúcha no enfrentamento ante a gigantesca Pan American Airways (PANAM) uma das maiores do mundo.
Fui trabalhar no Controle de Serviços de Manutenção (CSM) setor ligado a Engenharia de Bordo, junto aos mecânicos da pista. A nossa responsabilidade consistia em escalar a aeronave disponível para voo, sendo considerada uma série de fatores como horas vencidas para substituição de motores, hélices e demais componentes. O livro de bordo revelava possíveis reclamações da tripulação, repassadas aos mecânicos de pista.
USANDO AS PRÓPRIAS ARMAS DO INIMIGO DAVID VENCEU GOLIAS
Ruben Berta, então presidente da Varig desde 1945, quando da existência da Fundação dos Funcionários, era responsável pela missão de modernizar a frota da empresa. A Cruzeiro do Sul fora descredenciada pelo mesmo motivo. Ele tinha certeza que o futuro da aviação estava no jato. E foi buscar o De Havilland Comet que ainda não estava disponível, passando por uma série de testes antes de ser liberado para voo. Mas era impossível esperar. Acabou trazendo o Super Constellation da Lockheed
Ainda na mesma década (1959) Berta realizou seu antigo sonho fazendo a Varig pioneira da era do jato no Brasil, com a aquisição do Caravelle, bi-reator francês da Sud Aviation. Mas o golpe de misericórdia na PANAM foi dado no ano seguinte com um notável jato de selo norte-americano, o Boeing 707, voando non-stop para Nova York, enquanto a concorrente, com o mesmo avião era obrigada a fazer uma desagradável escala em Lima, no Peru. A diferença estava nos motores. Berta preferiu as turbinas Rolls Royce, de fabricação inglesa, enquanto a PANAM ficava com o Pratt & Whitney,- uma questão de patriotismo que lhe valeu a perda do protagonismo.
A Varig, anos depois, viria a tornar-se a mais importante companhia aérea da América Latina e a principal empresa aérea privada de aviação no mundo conquistando a liderança pela excelência dos seus serviços.
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3 thoughts on “GUERRA “DAVID X GOLIAS” NA CONQUISTA DE NOVA YORK”
Muito bom artigo. Interessante, claro, objetivo. Parabéns!
Agradeço as referências . Espero poder continuar recebendo sua atenção, seja para elogiar ou para críticas construtivas.
Abraço
E/T ( caso seja o “craque” do São Joao, abraço dobrado)
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