UM GIGANTE DOS ARES SEM INTERVALO COMERCIAL

UM GIGANTE DOS ARES SEM INTERVALO COMERCIAL

Como uma incrível coincidência, descoberta na última hora, fez nascer um programa de televisão único no país, sem intervalos comerciais, apresentando um gigante dos ares, colocando a Varig, mais uma vez, como pioneira, agora, na era Wide-Body (fuselagem larga) no Brasil

Certa tarde, em 1974, recebi a visita de dois grandes profissionais e amigos, Estevam Romano e José Mauricio Pires Alves, da TV Difusora. Eles tinham planos de lançar uma programação divulgando filmes inéditos para assinalar a comemoração dos 10 anos de aniversário da TV propugnando a presença da Varig como participante máster.

Consideravam o prestígio da marca Varig uma garantia de aceitação do público-alvo, além de outros anunciantes, fechando um círculo capaz de viabilizar comercialmente o projeto.

A princípio nada feito. Era necessário revisar a verba e alterar o planejamento de mídia. Entretanto, entre uma conversa e outra, já na hora da despedida, perto da porta de saída, surgiu a pergunta cuja resposta marcaria uma estratégia espetacular de oportunidade, daquelas que descem do céu, num pouso manteiga.

–  E o programa vai ter nome?

O título, até então, inexplicavelmente mantido em sigilo, caia como uma luva – >  “Década de Clássicos no 10”.

O novo jato que estava para chagar diretamente da fábrica. Era um Douglas DC-10, da última geração, pioneiro da era Wide-Body no Brasil,

Máquina que a Varig considerava revolucionária. De imediato solicitei uma nova rodada de cafezinho, pois certamente o bate-papo iria se alongar. Estava feita a ilação. Tudo combinava. Foi quando surgiu a ideia revolucionária

– Que tal passar os filmes sem intervalo comercial?

Houve um instante de perplexidade, que pareceu durar horas.

Varig seria a patrocinadora máster e única, sem inserir comercial. Apenas usaria em determinados momentos, textos institucionais no rodapé, que se movimentavam – DC-10 da VARIG – A maneira mais elegante de voar,; surgindo daí dezenas de apelos institucionais.

Erni Peixoto, nosso diretor regional, fora um dos grandes incentivadores da aquisição dos DC-10, defendendo com muita propriedade na Comissão Especial, as características peculiares da aeronave, com a mais apurada técnica em propulsão, aerodinâmica, e estrutura eletrônica de bordo, assunto que atingia em cheio sua especialidade. Com o seu apoio os trâmites da verba foram resolvidos junto à presidência, a ideia aprovada pelo Adoniram, na Superintendência da Propaganda. Criamos antão um teaser com a marca DC- 10 e o ano de lançamento, assinando com uma frase de expectativa – ESPERE QUE VOCE VAI VER –  para ser divulgado somente na abertura e no encerramento do programa. Na verdade, o jato fabricado pela MC DONNELL DOUGLAS DC-10-30 representou verdadeira joia na constelação de estrelas brilhantes da Varig na conquista do mundo, assunto que esperamos abordar em detalhes oportunamente.

Gostou desse artigo?

Gostaria de saber mais, dar sugestões, elogiar, criticar ou contar uma história sua com a Varig?

Mande email para: agrandefamiliavarig@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *