PORTÕES ABERTOS

PORTÕES ABERTOS

Durante datas especiais, como na Semana da Asa, a Varig abria os portões do seu enorme Parque de Manutenção, nos Estaleiros de São João, para visitação pública, chegando a receber cerca de 10 mil visitantes num fim de semana; O evento era aguardado com expectativa geral, deixando as pessoas, encantadas com o que viam. Tinha um DC-3 exposto para as crianças entrarem, sentarem-se nas poltronas, dar uma de piloto na cabine de comando e tirarem fotos com os pais. É lembrança que muitos deles guardam até hoje, para mostrarem aos filhos. Os próprios funcionários serviam de cicerone, permanecendo em seus locais de trabalho, explicando com orgulho cada detalhe das suas atribuições. Eles não recebiam nada por isso, e nunca postularam qualquer hora extra. No dia seguinte a diretoria oferecia uma grande churrascada, feita pelos mesmos funcionários, com a presença de familiares, numa concentração emocionante da Grande Família Varig

Depois, com a criação do Museu Varig, em 1971, as visitas passaram a serem semanais, dirigidas, especialmente para alunos de colégios locais. Era a forma de captar a simpatia, buscando resultados futuros além do projeto pedagógico. A Propaganda, junto com as professoras, criou um concurso de redação sobre as visitas, distribuindo prêmios aos alunos mais aplicados, o que lhes dava grande prestígio e repercussão junto aos colegas e a direção dos estabelecimentos estudantis.

Seguidamente, nos anos 60, autoridades civis e militares, incluindo altos mandatários do país e do exterior, eram recepcionados por Berta no Salão Nobre, ou no Ginásio de Esportes. Neste caso, com menor cerimônia num ambiente mais descontraído, o cardápio era churrasco de picanha e costela gorda, feito pelo Maratá, da Fundação, um craque no assado, tendo como sobremesa espetacular apresentação do CTG Pagos da Saudade formado pelos próprios funcionários da companhia.

Na época de Erik de Carvalho estes encontros se repetiam com menor frequência. porque os grandes hangares de manutenção foram deslocados para Rio e São Paulo , junto com a Diretoria. Porto Alegre continuou mantendo alto grau de eficiência técnica , inclusive criando a VEM (Varig Engenharia de Manutenção), atendendo serviços para grandes jatos de empresas congêneres no Brasil e no mundo.

.
Textos novos no blog todas as 2ª/ 4ª/ 6ª-feiras. Durante a semana poderá ter intervenção do Variguinho/Tucaninho com Pitacos na 3ª/5ª-feira.
.
Gostou desse artigo?
.

Gostaria de saber mais, dar sugestões, elogiar, criticar ou contar uma história sua com a Varig?
Mande email para: agrandefamiliavarig@gmail.com

 

2 thoughts on “PORTÕES ABERTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *