POR QUE PREFERIR?
Cerca de cinco anos depois da campanha – SUA VIAGEM NÃO É UMA AVENTURA ainda havia resquícios de dúvidas de como a Varig lidava com os novos aviões da sua frota. Quando a Varig completou 20 anos de existência – Berta ainda mantinha na sua estratégia de comunicação os argumentos que mostravam, uma empresa altamente confiável. As dúvidas sobre a eficiência dos voos haviam arrefecido com a entrada dos Douglas DC-3, mas não haviam acabado. Os aviões ainda eram vistos como um instrumento de guerra. A Varig, entretanto, se insinuava com uma grande proposta, oferecendo seus serviços com elevado grau de qualidade.
A campanha “POR QUE PREFERIR? nasceu como argumento definitivo para acabar com todas as dúvidas. Um belíssimo folheto, na época a arma mais agressiva do marketing usado pela empresa, foi uma prova de como o assunto era tratado. Berta, o idealizador da peça promocional. mostrou com indisfarçável orgulho o padrão de serviço oferecido pela Varig – coisa que ficou sendo a marca inconfundível da empresa através dos anos. Destacou a importância da VAE (Varig Aéreo Esporte), que preparava o material humano para voo, contando com uma frota de 17 aviões de treinamento e 8 planadores, Deu detalhes sobre as oficinas de manutenção reconhecidas pela excelência dos serviços por técnicos nacionais e estrangeiros
Dentro do organograma de trabalho as oficinas de rádio comandadas pelo “gênio”(assim considerado por Berta) Erni Sillveira Peixoto, mantinha 20 estações em terra e outras tantas de bordo, zelando pela segurança de voo. Um mapa indicava a expansão das linhas, chegando até Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, alcançando Montevidéu. A beleza gráfica com desenho enfocando grupo familiar numa proposta de comunicação, buscava atingir um público seleto, voltado ao turismo e o lazer. O DC – 3 ficava em grande destaque. A figura do Ícaro, dentro de uma asa estilizada, marcava a comemoração da maior idade, valorizando os 20 anos festejados.
Gostaria de saber mais, dar sugestões, elogiar, criticar ou contar uma história sua com a Varig?
Mande email para: agrandefamiliavarig@gmail.com